Publicidade Infantil: Proibir ou Regulamentar?
No último Domingo (19), a campanha "Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania promoveu o Dia Nacional Contra a Baixaria na TV com o tema Publicidade Infantil. Diversas emissoras transmitiram o programa e houve a participação de vários telespectadores com perguntas e respostas sobre o quanto essa tipo de propaganda agride a educação de crianças e adolescentes.
A campanha, está preocupada com os rumos que a publicidade infantil brasileira está tomando e alerta pais e sociedade civil a se unirem na luta por uma televisão mais consciente e que leve em consideração a ética e o respeito aos direitos humanos de crianças e adolescentes.
Uma das participantes do programa, a coordenadora do projeto Criança e Consumo, Isabella Henriques do Instituto Allana, afirmou que é necessário haver uma intervenção do estado e da sociedade para que esse tipo de propaganda seja proibida ou regulamentada com maior rigor, pois o público infantil não é consumidor e não tem a capacidade de discernir o que é ou não prejudicial a sua formação.
A campanha "Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania" recebe diariamente denúncias de telespectadores insatisfeitos e preocupados com a publicidade e a programação televisiva. Para fazer a sua reclamação ligue para 0800-619619 ou mande um e-mail pelo site www.eticanatv.org.br. Ligue e participe a sua colaboração é muito importante para o alcance de uma TV mais democrática e que respeita o direito de todos.
Ana Lúcia Bonfim
Ética na TV