Prostituição infantil

Brasília, 10 de maio de 2006


Deputados da CDHM vão ao Pará investigar rede de prostituição infantil


Os deputados Luiz Alberto (PT-BA) e Luiz Couto (PT-PB), integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados desembarcam nesta quinta-feira, 11 de maio, no Estado do Pará, com o objetivo de apurar denúncias sobre existência de uma rede de prostituição infantil na cidade de Portel, próxima à Ilha do Marajó. Segundo as denúncias, recebidas pela CDHM, há duas semanas, a rede conta com o envolvimento políticos locais.

"O fato é gravíssimo. Vamos realizar em Portel uma audiência pública com o apoio de integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Pará, representantes da OAB (seccional Pará), do Ministério Público e da Polícia Federal. Tudo indica que estamos diante de uma rede de prostituição com conexões internacionais", denuncia o vice-presidente da comissão de Direitos Humanos, Luiz Alberto, com base em depoimentos de mães e de parentes de meninas estupradas, gravados em vídeo, há duas semanas, por uma equipe da CDHM que esteve no local.

O caso já é de conhecimento da Presidência da República, que recebeu as denúncias feitas pelo bispo da Ilha do Marajó, dom José Luiz Azcona. Dentre os crimes a serem investigados estão pedofilia, exploração de prostituição infantil, aliciamento e corrupção de menores.

Os parlamentares participarão de uma audiência pública na Câmara de Vereadores da cidade para ouvir os depoimentos das vítimas, seus parentes e os envolvidos. Também fará parte da Missão especial a deputada Ann Pontes (PMDB-RJ), representando a Frente Parlamentar de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


Comissão de Direitos Humanos e Minorias
Luciana Lima — Assessoria de Imprensa