Programa A Tarde é Sua Passa dos Limites
A apresentadora Sônia Abraão entrevistou ao vivo o seqüestrador da menina Eloá e a colocou em situação de risco ainda maior
Por Ana Lúcia Bonfim
Desde o dia 15 de outubro a campanha "Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania" vem recebendo diversas denúncias contra a apresentadora do Programa A Tarde é Sua, Sônia Abraão. A jornalista, numa atitude irresponsável entrevistou o seqüestrador da menina Eloá, o Sr. Lindenberg Alves que manteve a ex-namorada de apenas 15 anos refém por mais de cem horas.
A exibição sensacionalista deste caso, ultrapassou todos os limites da ética televisiva, ao colocar o seqüestrador em contato direto por telefone com a apresentadora num momento de tensão em que as negociações estavam em andamento. O caso de grande comoção nacional foi então explorado pela emissora Rede TV, em busca apenas de audiência e não de resolver o caso.
Segundo o professor de pós – graduação em Jornalismo da Universidade Cásper Líbero, Laurindo Leal Filho, a emissora Rede TV! pode ter a sua concessão cassada por conta da transmissão ao vivo dessa entrevista com o jovem Lindemberg. " A apresentadora fez uma intervenção ilegal e colocou as duas moças numa situação de risco ainda maior. Na hora do crime, não se entrevista um criminoso, essa intervenção deve ser feita pelo estado ou pela polícia. As emissoras fizeram uma intervenção indevida", afirmou o professor.
O dep. Luiz Couto (PT-PB), defende a necessidade de debater a questão da liberdade de imprensa e afirma que a mídia não pode dar guarida para um seqüestrador, " A presença da mídia em casos como o de Eloá, dá respaldo e poder ao seqüestrador para que ele continue com a tortura. Temos que debater essa questão no Congresso e encontrar soluções para que a mídia possa informar, sem prejudicar as negociações como aconteceu com caso Eloá.
De acordo com a coordenação da campanha " Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania" informou que irá encaminhar ao Ministério Público Federal, todas as denúncias recebidas referentes ao programa, um vez que este tem recebido muitas reclamações e aparece no ranking da baixaria na TV pela segunda vez.