Presidente do INSS se compromete a criar força-tarefa para analisar solicitações dos pescadores
O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Carlos Veras (PT/PE), e representantes do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP) apresentaram na manhã desta quinta-feira (25) demandas previdenciárias das pescadoras e dos pescadores artesanais de todo o Brasil ao presidente do INSS, João Carlos Oliveira.
A agenda com o presidente do INSS foi uma das demandas apresentadas pelos representantes dos pescadores artesanais em audiência pública da CDHM realizada na última quarta-feira (24).
Como resultado do encontro foi encaminhada a criação de uma força-tarefa para analisar pedidos de benefícios, como seguro-defeso e licenças médicas, represados e indeferidos, visto que milhares de trabalhadoras e trabalhadores vêm encontrando dificuldade para acessar direitos. Além disso, foi apontada a necessidade de capacitação e da contratação de mais servidoras e servidores para o instituto.
“Seguiremos acompanhando as reivindicações e cobrando o cumprimento dos direitos dos pescadores e pescadoras artesanais, que alimentam o Brasil e preservam o meio ambiente”, afirmou Veras.
Fábia Pessoa/CDHM