Presidente da CDHM propõe parceria Observatório de Direitos Humanos

O Observatório de Direitos Humanos nas Redes Sociais faz parte do Laboratório de estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic), do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
26/03/2019 18h09

Foto: CDHM

Presidente da CDHM propõe parceria Observatório de Direitos Humanos

O Labic realiza pesquisas com apoio do CNPq, Capes e Fapes, além da própria Universidade. O trabalho usa várias linguagens, como computação, design, matemática e antropologia para fazer a análise das redes sociais e estudar desde a cibercultura, os movimentos de rede até a estética contemporânea.

Nesta segunda-feira (25), o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, Helder Salomão (PT/ES) visitou o local para conhecer as ações desenvolvidas pelo Observatório.

No encontro com os responsáveis pelo desenvolvimento das pesquisas, o presidente da CDHM propôs uma parceria entre o Observatório e a comissão, para que os estudos feitos pela universidade ofereçam subsídios nas ações do colegiado, no trabalho pela garantia de direitos humanos no país.

"Precisamos refletir sobre o comportamento das pessoas nas redes sociais. Um estudo como o que é o feito aqui, é fundamental para compreender a complexidade do tema e orientar as ações da comissão e das entidades que atuam nesta área. Principalmente para combatermos a cultura de ódio que se estabelece na sociedade”, afirmou Helder.

Labic

O Laboratório de estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic), do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo, é associado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades e também ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. O laboratório tem como objetivo a realização experimental de produtos digitais e a promoção de pesquisas e atividades de extensão relacionados ao impacto da cultura digital nos processos e práticas de comunicação contemporânea.

Fonte: www.labic.net