Presidente da CDHM manifesta solidariedade ao povo curdo
NOTA PÚBLICA
O povo Curdo, a maior nação sem um Estado próprio, vem sofrendo um sem-número de ataques no último século. Sua população, de quase 30 milhões de pessoas, com mais de três mil anos de história, habita território que atravessa a fronteira de cinco países, a saber, Turquia, Síria, Iraque e Irã, além de uma pequena porção da Armênia.
Recentemente o povo curdo presente no nordeste da Síria teve importância fundamental para a derrota do Estado Islâmico, com apoio norte-americano. Porém, desde que os Estados Unidos anunciaram sua retirada da região, a Turquia iniciou uma ofensiva contra os curdos. Os decorrentes impactos humanitários contra civis são dramáticos. Desde 9 de outubro, 300 mil mil foram deslocados e 72 foram mortos.
É inadmissível que o povo curdo seja vilipendiado em seus esforços por autodeterminação. Nos solidarizamos e denunciamos os sucessivos ataques, pois é dever de toda a comunidade internacional evitar uma limpeza étnica na região. A definição artificial de fronteiras após a Primeira Guerra Mundial não pode retirar o direito deste povo existir.
Brasília, 22 de novembro de 2019.
Deputado Helder Salomão
Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias