Presidente da CDHM demanda apuração de denúncias de violência em Rondônia
O deputado e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, Carlos Veras (PT/PE), demandou nesta sexta-feira (19) ao Governador de Rondônia, Marcos Rocha dos Santos, e ao Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres, a apuração de denúncias de violações de direitos humanos no acampamento Tiago dos Santos, em Nova Mutum, em Rondônia.
Segundo denúncia da Associação Brasileira de Advogados do Povo (ABRAPO), os trabalhadores rurais sem-terra do acampamento vêm sofrendo com uma série de episódios de violência.
A ABRAPO relatou que, apesar da suspensão pelo STF dos despejos durante a pandemia, casas e pertences dos trabalhadores sem-terra teriam sido destruídos por forças policiais. Além disso, a associação afirma que duas lideranças do acampamento foram executadas e que animais mortos e óleo teriam sido jogados dentro dos poços de água potável que abastecem o acampamento.
Também foram solicitadas providências ao Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia, Coronel José Hélio Cysneiros Pachá, ao Corregedor-Geral da Polícia Militar de Rondônia, Coronel José Carlos da Silva Júnior, ao Defensor Público-Geral da União, Daniel de Macedo Alves Pereira, e ao Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Rondônia, Ivanildo de Oliveira.
Fábia Pessoa/CDHM