Presidente da CDHM aciona órgãos para apurar desaparecimento de indigenista e jornalista

13/06/2022 15h08
O indigenista e servidor da FUNAI, Bruno da Cunha Araújo Pereira, e o jornalista estrangeiro Dom Phillips estão desaparecidos desde o último domingo (5) no Amazonas

Divulgação

Presidente da CDHM aciona órgãos para apurar desaparecimento de indigenista e jornalista

Cartaz sobre o desaparecimento do jornalista Dom Phillips (E) e do indigenista Bruno Pereira

O deputado Orlando Silva, Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), demandou na última quarta-feira (8) providências urgentes ao ministro de Estado da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, sobre o desaparecimento de indigenista da FUNAI e de jornalista no Vale do Javari, no Amazonas.

Também foram solicitadas providências ao Superintendente da Polícia Federal no Amazonas, ao Procurador-Geral da República, ao Procurador-Geral de Justiça, ao Governador e ao Secretário de Segurança Pública do Amazonas e ao Ministro da Justiça e Segurança Pública.

Segundo o divulgado na imprensa, o alerta sobre o desaparecimento partiu da organização indígena Unijava, na última segunda-feira (6). A dupla desapareceu quando fazia o trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte. Segundo reportagens, Bruno Araújo era alvo constante de ameaças.

O presidente da CDHM apontou que apesar de o Vale do Javari ser terra indígena demarcada, a área sofre com intenso processo de invasão por madeireiros, garimpeiros e pescadores.

O parlamentar demandou a adoção de providências urgentes a fim de que o desaparecimento de Bruno da Cunha Araújo Pereira e Dom Phillips seja devidamente investigado, e reforçou que quanto maior a celeridade na investigação de um desaparecimento, maiores as chances de sucesso.