Presidente da CDHM aciona Ministério para evitar paralisação de distribuição de água por carros-pipa no Semiárido

Segundo ofício, a falta de recursos necessários leva à previsão de que vários municípios de Pernambuco deixarão de receber água já no início de setembro
03/09/2021 20h46

Reprodução Exército

Presidente da CDHM aciona Ministério para evitar paralisação de distribuição de água por carros-pipa no Semiárido

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Carlos Veras (PT/PE), solicitou nesta sexta-feira (3), em caráter de urgência, audiência com o Ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, com o objetivo de evitar a interrupção na distribuição de água potável por meio de carros-pipa para municípios de Pernambuco.

Ofício enviado pelo Coronel Henrique César Gaspar, do 7º Grupo de Artilharia de Campanha, no último dia 30 de agosto, aos coordenadores municipais de proteção e defesa civil, alerta sobre possibilidade de interrupção do serviço nos municípios de Bom Jardim, Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Casinhas, Cumaru, Frei Miguelinho, Jataúba, João Alfredo, Orobó, Passira, Riacho das Almas, Santa Maria do Cambucá, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertente do Lério e Vertentes.

O documento afirma que o Ministério do Desenvolvimento Regional ainda não disponibilizou os recursos necessários para setembro e que alguns municípios deixarão de receber água no início do mês.

A distribuição de água potável por meio de carros-pipa atende prioritariamente populações rurais atingidas por estiagem e seca no semiárido nordestino, norte de Minas Gerais e Espírito Santo, cujos municípios se encontram em situação de emergência ou calamidade pública.

A Operação Carro-Pipa atende cerca de 637 municípios, beneficiando uma população de aproximadamente dois milhões e 100 mil pessoas.

Fábia Pessoa/CDHM