Presidência da CDHM demanda investigação sobre denúncia de cárcere privado de 33 mulheres no Ceará

Segundo notícia veiculada na imprensa, as mulheres tinham entre 30 e 90 anos e foram submetidas a condições subumanas em instituição psiquiátrica, no município de Crato
20/09/2021 16h58

Reprodução SSPDS/CE

 Presidência da CDHM demanda investigação sobre denúncia de cárcere privado de 33 mulheres no Ceará

Imagens das celas

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Carlos Veras, demandou na última sexta-feira (17) ao Procurador-Geral de Justiça, Manuel Pinheiro, informações sobre 33 mulheres mantidas em cárcere privado em uma instituição psiquiátrica no Ceará. Veras também solicitou providências para assegurar às mulheres encontradas no local a devida assistência psicossocial em razão dos prováveis traumas, e dados sobre licença para funcionamento e fiscalizações realizadas no local, que funcionava há seis anos. 

​Segundo reportagem do portal G1, o diretor do estabelecimento, Fábio Luna dos Santos, foi preso em flagrante por maus tratos e cárcere privado e responde também por abuso sexual. O local abrigava idosas e internas com problemas psiquiátricos, com idade entre 30 e 90 anos, que viviam em condições subumanas.

A matéria ainda apresentou declaração da Delegada da Polícia Civil, Kamila Brito, sobre as condições da clínica: “O lugar não tinha qualquer condição física de estar com aquelas 33 mulheres. Eram quartinhos minúsculos, parecidos com celas. E elas ficavam trancadas, de cadeado. O local era fétido, tinha mau cheiro, não tinha ventilação, havia restos de comidas, cinco cachorros de médio porte, porcos. Uma situação lastimável, que deixou a equipe consternada”.

 

Fábia Pessoa/CDHM