Presidência da CDHM demanda apuração de violência contra trabalhadores rurais no Pará

Segundo denúncia da Comissão Pastoral da Terra, pistoleiros teriam realizado ataque contra trabalhadores rurais sem-terra em Nova Ipixuna
09/11/2021 17h07

Fotos Câmara dos Deputados

Presidência da CDHM demanda apuração de violência contra trabalhadores rurais no Pará

Deputados Paulão (PT/AL) e Célio Moura (PT/TO)

O deputado e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, Carlos Veras, demandou na última sexta-feira (5) ao governador do Pará, Helder Barbalho, a apuração de possível violência contra trabalhadores rurais no município de Nova Ipixuna.

Os deputados Célio Moura (PT/TO) e Paulão (PT/AL), Coordenador do Núcleo de Direitos Humanos da Bancada do PT, transmitiram à CDHM denúncia da Comissão Pastoral da Terra sobre ataque de pistoleiros contra trabalhadores rurais sem-terra do acampamento São Vinícius, no dia 3 de novembro.

​Segundo o relato, um grupo de pistoleiros teria ateado fogo em motos dos acampados, destruído barracos e atirado contra as famílias camponesas. Denunciaram ainda que agricultores teriam sido baleados e outros teriam fugido para uma área de floresta próxima.

Também foram solicitadas providências ao Secretário de Segurança Pública, ao Delegado de Conflitos Agrários de Marabá, ao Comandante-Geral da PM e à Promotora de Justiça Agrária de Marabá.

Ao Secretário de Segurança Pública e ao Delegado de Conflitos Agrários de Marabá foram solicitadas a adoção urgente das medidas investigativas sobre o caso. Ao Comandante-Geral da PM foram demandados esforços para pacificar a zona rural do município de Nova Ipixuna. À promotora de Justiça Agrária de Marabá foi requisitada a adoção das medidas pertinentes à situação.


Fábia Pessoa/CDHM