Presidência da CDHM demanda apuração de mortes de indígenas no Rio Grande do Sul
O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Carlos Veras, demandou em caráter de urgência ao Superintendente do Rio Grande do Sul da Polícia Federal, Aldronei Antônio Pacheco Rodrigues, a apuração da morte de quatro indígenas Kaingang na Terra Indígena Serrinha, no município de Ronda Alta. Além das mortes, uma casa e três veículos também teriam sido incendiados, na manhã do dia 16 de outubro.
Segundo a imprensa, indígenas relatam que um grupo de 12 famílias expulsas da Reserva pelo Cacique Márcio Claudino se preparava para iniciar um protesto na rodovia RS 324, quando foi atacado na localidade de Setor Alto Recreio. Márcio Claudino, por outro lado, afirma que o confronto aconteceu quando ele passava de carro e sofreu uma emboscada. Nem ele nem os outros três ocupantes do veículo ficaram feridos.
Carlos Veras também demandou providências ao Secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, à Subprocuradora Eliana Torelly, Coordenadora da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão da Procuradoria-Geral da República, e ao Presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Marcelo Augusto Xavier da Silva.
Fábia Pessoa/CDHM