Presidência da CDHM demanda apuração de morte de família no Pará

Segundo o noticiado pela imprensa, as mortes se tratariam de um triplo homicídio. O casal de ambientalistas e sua filha desenvolviam projetos de proteção a tartarugas e jabutis em São Félix do Xingu
13/01/2022 17h45

Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Presidência da CDHM demanda apuração de morte de família no Pará

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Carlos Veras (PT/PE), demandou nesta quarta-feira (12) ao Procurador-Geral de Justiça do Pará, César Mattar Jr., e ao Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, a rigorosa apuração da morte de um casal e sua filha em São Félix, no Pará, na primeira semana de janeiro.

Segundo a imprensa, as três vítimas do triplo homicídio são um homem, sua esposa e a filha do casal. Moradores da região há 20 anos, a família desenvolvia projetos de proteção a animais como tartarugas e jabutis. Ainda de acordo com reportagens, munições foram encontradas no local e a principal linha de investigação é que os suspeitos sejam pistoleiros.

Carlos Veras destacou que segundo o levantamento da Global Witness, lançado no ano passado, 20 ambientalistas foram assassinados no Brasil em 2020, o que coloca o país na posição de 4º mais letal para defensores do meio ambiente no mundo.

A Bancada do PT, por meio do Líder na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (PT/MG), também cobrou o empenho dos órgãos para a imediata apuração das mortes e identificação dos responsáveis e o acompanhamento do caso pela Presidência da CDHM. Em nota, afirmou também que encaminhará requerimento para a instalação de uma Comissão Externa de acompanhamento das investigações.

Fábia Pessoa/CDHM