Parlamentares promovem ato de desagravo a tentativa de interferência na UnB

Deputados de diversos partidos e frentes parlamentares, liderados pelo deputado Paulão (PT-AL) e Erika Kokay (PT-DF), presidente e vice-presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), estiveram hoje na Universidade de Brasília para promover um ato de desagravo em defesa da autonomia universitária após declarações do ministro da Educação, Mendonça Filho, de que pretenderá intervir na universidade após o anúncio de que o curso de Ciência Política ministrará uma disciplina sobre o golpe de 2016.
28/02/2018 17h10

Leonardo Aragão / CDHM

Parlamentares promovem ato de desagravo a tentativa de interferência na UnB

Os parlamentares foram recebidos pelo diretor do Instituto de Ciência Política da UnB, Paulo Calmon, e prestaram solidariedade diante da tentativa de intervenção, ressaltando o papel das universidades federais na expansão do ensino no país e a importância da liberdade de cátedra. “Uma universidade que discute os fenômenos da sociedade é imprescindível. Nossa presença aqui busca construir um movimento de luta pela garantia da autonomia universitária, liberdade de pensamento e em defesa de uma democracia que carrega no seu bojo os direitos das pessoas”, afirmou a vice-presidenta da CDHM, Erika Kokay.

 

Além de Paulão e Erika, participaram do ato os deputados Angelim (PT-AC), Chico Alencar (PSOL-RJ), Glauber Braga (PSOL-RJ), Ivan Valente (PSOL-SP), Jean Wyllys (PSOL-RJ), Jô Moraes (PCdoB-MG), Maria do Rosário (PT-RS) e Margarida Salomão (PT-MG),