Nota Oficial - Situação no Paraguai
NOTA OFICIAL
SITUAÇÃO NO PARAGUAI
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados considera lamentáveis e preocupantes os recentes acontecimentos no Paraguai.
Entendemos e respeitamos que os paraguaios são soberanos e competentes para seguir adiante com os rumos no seu país. Somamo-nos aos que exigem o respeito ao amplo direito de defesa do presidente do Paraguai, Fernando Lugo.
Apoiamos que as acusações contra o governante sejam investigadas e as medidas cabíveis, previstas nos Estados democráticos, aplicadas. Contudo, tememos que seja criado um teatro, onde se finja que se aplicaram ao mandatário processos investigativo e administrativo sérios, mas que não passaram de simulacros capitaneados por interesses escusos que acabem por ferir a democracia paraguaia.
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados estará atenta para apoiar a democracia do Paraguai e respeitar a soberania desse povo contra todos e quaisquer oportunistas.
Consideramos que o Paraguai é suficientemente capaz para solucionar essa situação o que contribuirá, inclusive, para devolver a tranquilidade aos brasileiros que residem nas zonas rurais do país amigo.