Nota Oficial - CDHM Repudia Atentado contra Liberdade Sindical

18/05/2007 11h30

A tentativa de homicídio praticada pelo prefeito de Queimadas – BA, Sr. José Mauro de Oliveira Filho, contra o sindicalista Eduardo Santana Costa, é objeto do repúdio da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.

 
O prefeito de Queimadas – BA tentou esfaquear, pelas costas, o Sr. Eduardo Santana Costa, vice-presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Queimadas – SINDFUG – quando ele fazia, na Câmara Municipal de Queimadas, denúncias relativas ao atraso no pagamento dos salários dos servidores e a um suposto desvio de verbas do Fundef.


O crime cometido não foi apenas uma brutal violência contra a pessoa, como representou também um grave atentado contra o espírito republicano e contra a liberdade sindical, direito humano fundamental. Nesse sentido, o crime foi um golpe contra a dignidade de todos os trabalhadores e trabalhadoras do país.


As autoridades públicas do Município de Queimadas e do Estado da Bahia devem, portanto, a todos os cidadãos brasileiros, rigor na apuração tanto do atentado sofrido pelo sindicalista quanto das denúncias que motivaram o referido crime, para que os fatos narrados não fiquem impunes, permitindo-se assim, a restauração da dignidade dos trabalhadores brasileiros.
Brasília, 14 de maio de 2007.

 


Deputado Luiz Couto (PT-PB)
Presidente