NOTA DE REPÚDIO AO RACISMO ENFRENTADO PELO JOGADOR VINÍCIUS JUNIOR
"Manifesto meu mais veemente repúdio aos ataques racistas sofridos pelo atacante brasileiro Vinícius Júnior, jogador do clube espanhol Real Madrid, em partida jogada no último domingo, 21 de maio, contra o time Valencia, na Espanha.
É mais um episódio de racismo sofrido por Vinícius. Segundo a La Liga - entidade que rege o campeonato da primeira divisão espanhola - somente nesta temporada foram registradas oito reclamações na Justiça por racismo contra o jogador brasileiro.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos e os normativos amplamente adotados pala comunidade internacional condenam as práticas de racismo e xenofobia. Esses tipos de conduta são completamente incompatíveis com ambientes democráticos e não podem ser tolerados, tampouco normalizados.
Lamento profundamente que ainda existam tantas situações de racismo dentro das atividades esportivas, bem como a falta de resposta imediata das autoridades competentes para coibir tais atos.
Espero que a FIFA, a Federação Espanhola e a La Liga tomem as medidas cabíveis para punir os autores, a fim de inibir e coibir atos similares, aperfeiçoando as práticas de combate ao racismo na afirmação e respeito aos direitos humanos."
Deputada Luizianne Lins, Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial