Comissão abre a palavra aos índios e busca soluções para saúde e demarcações
As principais questões que afligem os povos indígenas brasileiros estarão em debate no Dia do Índio - 19 de abril - na Câmara dos Deputados. A Comissão de Direitos Humanos e Minorias realizará seminário às 14h30, no Plenário 11, do anexo II da Câmara dos Deputados.
Participarão, como expositores, diversas lideranças de povos indígenas, inclusive a representante deles no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional - CONSEA -, a coordenadora da 6ª Câmara da Procuradoria-Geral da República (responsável pelas comunidades indígenas), Déborah Macedo Duprat; o presidente da Fundação Nacional de Saúde - Funasa, Valdi Camarcio Bezerra; e o vice-presiente do Conselho Indigenista Missionário - CIMI, Saulo Feitosa. É esperada também a presença do presidente da FUNAI, Mércio Pereira Gomes, que até o dia 15/04 não havia confirmado sua participação.
"Vamos abrir a palavra às lideranças indígenas, analisar a situação da saúde e nutrição dessas comunidades, o andamento das demarcações e titulações de suas terras" informou a deputada Iriny Lopes (PT-ES), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. O objetivo, segundo Iriny, é "cobrar providências e produzir sugestões de políticas públicas para essas comunidades, as mais vulneráveis no Brasil hoje do ponto de vista dos direitos humanos".
O seminário resultou de iniciativas dos deputados Geraldo Thadeu (PPS-MG); Leonardo Mattos (PV-MG) e Pompeo de Mattos (DT-RS), que tiveram aprovados requerimentos no sentido de verificar e buscar soluções para os problemas vividos pelos povos indígenas.
.....................Márcio M. Araújo - Secretário da Comissão de Direitos Humanos e Minorias