Moção de solidariedade à família da militante Mércia Nakashima
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, no seu dever de proteger e promover os valores e princípios que constituem o ideário dos Direitos Humanos, vem a público prestar solidariedade a família da advogada Mércia Nakashima de 28 anos, desaparecida desde o dia 23 de maio de 2010.
A Comissão, ontem dia 09 de junho de 2010 recebeu formalmente a denúncia do desaparecimento da advogada, através da Dep. Janete Pietá e, em seguida acolheu por unanimidade a denúncia.
Lamentavelmente centenas de mulheres ainda são vítimas de violência perpetradas em geral por seus companheiros ou namorados e o tratamento adequado e vigilante do Poder Público para evitar tais agressões vem demonstando ser insuficiente. Por isso, o colegiado da Comissão cobra investigações celéres, transparente e com continuidade para que esse caso não se some a outros em que a impunidade reina sobre a Justiça.
Os Direitos Humanos das mulheres precisam ser concretizados, pois se assim não for transparece para toda sociedade que há uma autorização velada de que os homens quando estiverem insatisfeitos com o fim de seus relacionamentos poderão dispor das vidas das mulheres e ficarem justificados socialmente.
Portanto, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias se alia aos familiares de Mércia e desprenderá esforços para acompanhar seu caso e vai exigir que as circinstâncias do seu desaparecimento sejam esclarecidas para que a Justiça e os Direitos Humanos das mulheres sejam prevalecidos.
Dep. Iriny Lopes (PT-ES)
Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias