Moção de apoio à negociação com os bombeiros do Rio de Janeiro
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados manifesta seu apoio à retomada de negociações entre o Governo do Rio de Janeiro e os bombeiros do Estado com a imediata liberação dos presos.
A relevância dos serviços prestados à sociedade por essa categoria profissional justifica um esforço maior do Governador Sérgio Cabral na busca de um acordo. Afinal, há semanas que os bombeiros tentam em vão ser ouvidos. A negligência por parte do Governo do Estado para com a categoria certamente contribuiu para acentuar o conflito trabalhista.
A permanência do impasse acarreta insegurança para a população e acentua um clima indesejável de conflito, na contra-mão do processo de pacificação e de unidade política que o Rio de Janeiro vive hoje.
Por outro lado, são públicas as manifestações expressando disposição de negociar tanto dos bombeiros quanto do Governo do Estado. Assim, parece-nos necessária a liberação dos bombeiros presos, como medida de distensão que certamente propiciará que as negociações cheguem a bom termo.
Este colegiado parlamentar se coloca à disposição para contribuir na busca de uma rápida solução, que tranquilize a população e valorize os bombeiros do Rio de Janeiro.
Brasília, 07 de junho de 2011
Deputada Manuela d’Ávila (PC do B- RS)
Presidente