Ministro Jobim é o convidado da Comissão de Direitos Humanos para falar sobre buscas a respeito da Guerrilha do Araguaia
Brasília(DF) – A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados recebe, nesta quinta-feira (9), a partir das 10h, no plenário 9 do Anexo II, o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, como convidado de audiência pública que terá como pauta os trabalhos de busca e identificação de guerrilheiros e militares mortos na Guerrilha do Araguaia.
No dia 29 de abril passado, o Ministério da Defesa publicou a portaria n.º 567, criando um Grupo de Trabalho “com a finalidade de coordenar e executar, conforme padrões de metodologia científica adequada, as atividades necessárias para a localização, recolhimento e identificação dos corpos dos guerrilheiros e militares mortos no episódio conhecido como ‘Guerrilha do Araguaia’”.
O requerimento para a audiência é dos deputados Luiz Couto (PT-PB), presidente da CDHM, e Pedro Wilson (PT-GO), que integra a Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, criada em 1995, pela Lei 9.140/95.
A audiência pública ocorre num momento de intenso debate sobre o regime ditatorial que vigorou entre 1964 e 1985 e a Guerrilha do Araguaia. Familiares de desaparecidos e mortos políticos estão cobrando com mais vigor a apuração dos casos inconclusos. Há poucas semanas, um dos personagens mais emblemáticos da Guerrilha, o major Sebastião Curió, apresentou à imprensa uma série de documentos do seu arquivo pessoal que trazem fatos novos à discussão – sobretudo a afirmação de que os guerrilheiros foram executados sumariamente, contrariando a versão oficial do Exército. A Secretaria Especial dos Direitos Humanos e a Casa Civil da Presidência da República lançaram projetos relacionados à abertura dos arquivos secretos do período. E a Comissão de Direitos Humanos e Minorias apresentou ao Governo a proposta de criação de uma “Comissão do Direito à Memória e à Verdade”, nos moldes preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), voltada a esclarecer questões relacionadas aos “Anos de Chumbo”.
A CDHM também realizou, no dia 18/6, um seminário sobre vários temas ligados ao período, que resultará numa publicação, ainda sem previsão para ser lançada.
A audiência pública com o ministro Nelson Jobim poderá ser acompanhada pela página da Comissão no Twitter: www.twitter.com/cdhcamara
*****
Mais informações:
Rogério Tomaz Jr.
Assessor de Comunicação
Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados
Telefone: (61)3216.6578 / 8105.8747 – e-mail: jose.tomaz@camara.gov.br
Site: https://www.camara.gov.br/cdh