Notícias

  • 20/02/2019 - CDHM promove encontro de indígenas com a Procuradoria-Geral da República
    Aldeias sem posto de saúde, a municipalização desse serviço para a população indígena e a transferência do processo de demarcação de terras indígenas para o Ministério da Agricultura, estão entre os temas discutidos entre os índios Tapirapé e Carajá, deputados federais e a Procuradoria-Geral da República, nesta quarta-feira (20) em Brasília.
  • 20/02/2019 - CDHM promove encontro de indígenas com a Procuradoria-Geral da República
    Aldeias sem posto de saúde, a municipalização desse serviço para a população indígena e a transferência do processo de demarcação de terras indígenas para o Ministério da Agricultura, estão entre os temas discutidos entre os índios Tapirapé e Carajá, deputados federais e a Procuradoria-Geral da República, nesta quarta-feira (20) em Brasília.
  • 19/02/2019 - Indígenas buscam apoio para discutir futuro da Funai e atendimento à saúde
    Os índios, das etnias Tapirapé e Carajá, pediram o apoio da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) no debate sobre a Medida Provisória 870 do governo federal que, entre outras medidas passa a Fundação Nacional do Índio (Funai) do Ministério da Justiça, para o Ministério da Agricultura. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira (19).
  • 18/02/2019 - Boate Kiss seis anos depois; o caso na justiça e campanha de conscientização
    Há seis anos familiares das vítimas do incêndio da boate Kiss em Santa Maria (RS), onde morreram 242 pessoas e 630 ficaram feridas, esperam a punição dos responsáveis pela Justiça. Recursos atrasam o processo em diversos níveis do judiciário. Agora, as famílias das vítimas aguardam uma audiência com a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, para uma possível federalização do caso. Enquanto isso, pais fazem da saudade força para conscientizar jovens sobre segurança na balada.
  • 18/02/2019 - NOTA DE PESAR
    A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) lamenta o falecimento, neste domingo (17), do ex-deputado federal Padre Roque Zimmermann. Ele tinha 79 anos.
  • 31/01/2019 - Familiares das vítimas do incêndio da boate Kiss apoiam medidas da Justiça sobre a tragédia de Brumadinho
    A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), recebeu, nesta quinta-feira (31), uma nota oficial da Associação de Vítimas e Familiares da Tragédia de Santa Maria. O grupo foi formado após o incêndio ocorrido na boate Kiss, onde morreram 242 pessoas, em 27 de janeiro de 2013. A AVTSM se solidariza com as famílias das vítimas da barragem de Brumadinho e apoia as últimas medidas da PGR e do STF sobre a situação em Minas Gerais. Leia abaixo a íntegra da nota.
  • 19/12/2018 - Relatório de atividades 2018
    Veja o relatório completo das atividades da CDHM em 2018.
  • 14/12/2018 - “Cidadania arrancada”
    Um relatório do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), de abril deste ano, sobre o sistema prisional brasileiro mostra que a situação do Distrito Federal é como em todo país: cadeias lotadas e com uma série de problemas. Estima-se que deveriam ser criadas 6.242 vagas para suprir o déficit.
  • 13/12/2018 - CDU e CDHM lançam documentário sobre o direito à moradia e as ocupações urbanas
    Vídeo é fruto do trabalho das Comissões durante Seminário sobre o tema e visitas a ocupações na cidade de SP
  • 12/12/2018 - Direitos humanos: paz, desenvolvimento e segurança
    “Um cenário gravíssimo se abre a partir do dia 1º de janeiro. Hoje estão reunidos aqui lutadores de direitos humanos, e não adianta querer acabar com eles, porque são resultado de uma caminhada que tem a força dos processos históricos. Se houver adversidades, o povo vai para as ruas novamente. E o legislativo é fundamental nesse enfrentamento. Deve buscar novas estruturas de defesa dos direitos humanos, porque o que já temos não vai bastar”, afirma o ex-ministro do Direitos Humanos, Paulo Vannuchi.
  • 11/12/2018 - Nilmário Miranda e Paulo Vannuchi participam de audiência pública sobre os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos
    “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”.
  • 10/12/2018 - Presidente da CDHM participa da posse dos novos conselheiros do Conselho Nacional dos Direitos Humanos
    Foram empossados, nesta segunda-feira (10), as conselheiras e conselheiros eleitos para o biênio 2018-2020 no Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH). A data é lembrada mundialmente como o Dia dos Direitos Humanos, em referência ao dia em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento marco na história dos direitos humanos, que completa 70 anos em 2018.
  • 10/12/2018 - Presidente da CDHM pede informações à justiça sobre assassinato de líderes rurais na Paraíba
    O deputado federal Luiz Couto (PT/PB), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), manifesta total solidariedade às famílias de José Bernardo da Silva e Rodrigo Celestino, assassinados na noite do último sábado (8), em Alhandra, Paraíba. Os dois eram lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Segundo testemunhas, homens encapuzados e fortemente armados atacaram Orlando e Rodrigo no acampamento Dom José Maria Pires, a 45 quilômetros de João Pessoa.
  • 06/12/2018 - Quilombolas, terra & foguetes; diligência busca justiça em Alcântara
    No final da década de 70, o governo militar brasileiro lançou a Missão Espacial Completa Brasileira, que previa a criação de um centro espacial no país. A área escolhida foi a Ilha do Cajual, onde fica a cidade de Alcântara, no Maranhão. O local é considerado como uma das melhores zonas de lançamento do mundo, por causa da localização próxima da linha do equador, que permite uma economia de cerca de 30% no combustível necessário para essas operações. Décadas depois e três fracassos em mandar para o espaço veículos lançadores de satélites, e que em um deles 21 pessoas morreram, o governo do presidente Michel Temer quer tornar realidade um polêmico acordo com os Estados Unidos ainda este ano. Porém, para que esse acordo vá em frente, a área do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) deve ser ampliada e, para isso, 27 comunidades quilombolas removidas para o interior da ilha. Mas essas 791 famílias, no total de 2.121 pessoas querem, antes de tudo, receber os títulos de posse da terra, direito já reconhecido pelo próprio Incra através do Relatório Técnico Identificação e Delimitação (RTID) publicado em novembro de 2008.
  • 05/12/2018 - Tupinambás buscam apoio da CDHM para que decisão da justiça seja cumprida
    O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), deputado Luiz Couto (PT/PB), recebeu nesta quarta-feira (5), representantes de 23 aldeias dos índios Tupinambás do Sul da Bahia. Eles buscam o apoio da CDHM para que uma determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), seja cumprida. O tribunal já reconheceu a posse, pelos Tupinambás, de 47 mil hectares de terras entre os municípios de Una, Ilhéus e Borarema. Porém, o Ministério da Justiça não cumpre a decisão porque não assina a Portaria Declatória de Delimitação e Reconhecimento do Território Indígena Tupinambá Olivença. Nesta área vivem 7 mil tupinambás.