Especialista profere conferência sobre humilhação, dignidade e Direitos Humanos

30/05/2012 20h10

ESPECIALISTA PROFERE CONFERÊNCIA SOBRE

HUMILHAÇÃO, DIGNIDADE E DIREITOS HUMANOS

 

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) receberá, no dia 5 de junho, às 9h30, no plenário 9 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados, a professora doutora Evelyn Lindner, da Universidade de Oslo, na Noruega. Ela vai proferir uma conferência sobre o tema “Humilhação, Dignidade e Direitos Humanos”, tema no qual é considerada uma das principais especialistas no mundo, sendo autora de obra referencial na área.

 

Aberto ao público, o evento destina-se a jogar luz sobre um assunto com múltiplas incidências nos direitos humanos. A humilhação está associada à tortura, ao abuso sexual, a todo o tipo de assédio, preconceitos e arbitrariedades contra grupos sociais e indivíduos vulneráveis. O fenômeno está presente nas relações familiares, de trabalho e outras.

 

A humilhação vem sendo empregada como arma de guerra em conflitos armados, sobretudo conflitos que se fundamentam em rivalidades étnicas. Foi o caso da Bósnia, da Somália e nos escabrosos episódios que envolveram soldados americanos e presos de guerra em Abu Ghraib, no Iraque. A violação da dignidade humana e o emprego da humilhação, inclusive a prática do estupro em massa, têm se tornado lugar comum nos conflitos armados internacionais.

 

Dra. Evelyn Lindner vem ao Brasil no momento em que a busca da verdade, o resgate da memória histórica e a demanda por justiça sobre as violações de direitos humanos por agentes do Estado na ditadura de 1964 destacam-se na agenda nacional, com a instalação da Comissão Nacional da Verdade e os trabalhos da Comissão Parlamentar Verdade, Memória e Justiça (vinculada à CDHM). A pesquisadora abordará a questão da tortura em processos políticos, como no caso da ditadura civil-militar.

 

A conferencista já publicou quatro obras sobre o assunto. Seu livro “Fazendo inimigos: humilhação e conflito internacional”, lançado em 2007 nos Estados Unidos, foi considerado pela revista “Choice” como uma das mais importantes contribuições acadêmicas ao estudo dos Direitos Humanos. Evelyn Lindner é doutora em medicina e em psicologia. Fundadora da organização Humand Dignity and Humiliation Studies, é pesquisadora da Universidade de Oslo desde 1997, atuando também da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, e na Maison des Sciences de l’Homme, na França.

 

Brasília, 30 de maio de 2012

 

 

Secretaria da Comissão de Direitos Humanos e Minorias

61.3216.6570 – cdh@camara.gov.br