Entidades dos sistemas bancário, comercial e financeiro discutem com deputados participação dos negros no mercado de trabalho

26/06/2012 18h22

Entidades dos sistemas bancário, comercial e financeiro discutem com deputados participação dos negros no mercado de trabalho

 

Comissão de Direitos Humanos amplia ao comércio assunto iniciado há alguns anos com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban)

Representantes da Confederação Nacional do Comércio (CNC), da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e da Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif) abordarão a participação da população negra no mercado do trabalho com parlamentares da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados.

Na audiência pública prevista para quarta-feira (27/6/12), a Febraban e a Consif trarão informações pelas que pretendem mostrar como os bancos privados buscam ampliar a atuação dos negros em diversas funções nos bancos privados. Membros da CDHM têm manifestado a preocupação com um possível preconceito racial nas instituições financeiras que não pertencem ao poder público.

Após o início do “Diálogo sobre a diversidade racial no mercado de trabalho bancário”, a comissão decidiu ampliar essa mesma discussão ao comércio. Considera-se que em muitas lojas, como joalherias e boutiques de marcas renomadas, assim como nos níveis gerencias e de alta direção de empresas atacadistas e varejistas do setor, há indícios de desproporcionalidade na atuação do número de afrodescendentes nesse setor em comparação à quantidade que eles representam na população nacional.

 

Entre outros convidados, pela Febraban e Consif virão o diretor de Relações do Trabalho, Magnus Ribas Apostólico, e o diretor de Relações Institucionais, Mário Sérgio Vasconcelos. A CNC estará representada pelo seu advogado da divisão sindical, Roberto Lopes. O encontro ainda contará com a técnica de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Fernanda Lira Góes. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) também foi convidada, mas até segunda-feira (25/6/12) não havia informado o nome de quem a representaria.

 

O QUE: audiência pública, com presença da Febraban, Consif e da CNC, sobre a participação dos negros no mercado de trabalho;

QUANDO: 14.00, quarta-feira (27/6/12);

ONDE: plenário 9, anexo II da Câmara dos Deputados;

 

CONTATO: Assessor de Comunicação da CDHM – Manuel Martínez (61 – 8212 8462).