Pronunciamento

Deputada explica tema do Encontro

A Dep. Iriny lopes, presidente da Comissão de Direitos Humanose Minorias, cita a mudança do nome do evento de Conferência para Encontro pela necessidade de evitar-se a deliberação e eleição de delegados estaduais. Segundo a deputada, o Encontro é um evento aberto, e esse processo eletivo prejudica a idéia inicial do evento.

A escolha do tema deste ano, pela atualidade e importância para a sociedade, está relacionada aos 25 anos do relatório da UNESCO que defendeu o direito humano à comunicação. A deputada também citou outros movimentos, como a campanha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania, de coordenação do dep. Orlando Fantazzini, que lutam pelos direitos humanos. A presidente da CDH ressaltou também o processo histórico da busca pelos direitos humanos, e seu conflito direto com o sistema econômico atual.

A deputada falou também, em seu pronunciamento, acerca da crise ética atual de seu partido, o PT, e da necessidade social em reunir forças apartidárias e pluripartidária para dar uma grande contribuição ao País.

Citou também, assim como já havia feito a subprocuradora-geral Ela Wiecko, o rebaixamento da Secretaria Nacional de Direitos Humanos como um efeito nocivo da crise política, e ressaltou a necessidade da moção pela restauração do status do Secretário.

Encerrando seu pronunciamento, a presidente da Comissão de Direitos Humanos levantou a questão da prioridade do projeto de criação do Conselho Nacional de Direitos Humanos.

Fique por dentro da programação