Parlamentares discutem os direitos da criança
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), da Câmara dos Deputados, realizou no dia 25 de outubro, o I Encontro de Parlamentares em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro tem por objetivo avaliar o funcionamento da Rede Nacional de Frentes Parlamentares em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e buscar o fortalecimento dessa importante ferramenta no combate ao desrespeito desses direitos.
Para o encontro foram convidados senadores, deputados federais e estaduais, além de representantes dos legislativos municipais compromentidos com a causa. "Temos respostas a dar sobre como protegemos nossas crianças. Nossa legislação é avançada, mas é preciso que nós, representantes do Poder Legislativo, possamos desenvolver mecanismos para que a lei seja cumprida em nosso país e esse encontro nos dará oportunidade de discutirmos essa questão", destacou a presidente da CDHM, deputada Iriny Lopes (PT-ES).
O encontro tem a parceria da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e o apoio do Unicef, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente — Conanda, da Fundação Abrinq, da ONG Save the Children e do Comitê Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A deputada Maria do Rosário (PT-RS), uma das coordenadoras da frente e autora do requerimento para a realização do evento destaca a necessidade de um plano estratégico para garantir o repeito aos dieitos das crianças e dos adolescentes. "Precisamos construir uma plataforma unitária de estratégias e ações para a garantia dos direitos da criança e do adolescente", afirmou.
A abertura do encontro será às 9h, desta terça-feira, 25 de outubro, no plenário 9, anexo II, da Câmara dos Deputados.
Frente Parlamentar
A defesa dos direitos de crianças e adolescentes começou a ganhar mais força, na agenda pública do País, no final da década de 1980, com a participação dos movimentos sociais nas discussões da Assembléia Nacional Constituinte, resultando nas garantias estabelecidas pelos artigos 227 e 228 da Constituição de 1988 e, posteriormente, detalhadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990.
Cientes da responsabilidade do Poder Legislativo no cumprimento do novo ordenamento jurídico, um grupo de deputados e senadores criou, em 1993, a Frente Parlamentar pela Criança e pelo Adolescente no âmbito do Congresso Nacional.
Dez anos depois, com a chegada ao Congresso de parlamentares que, ao longo de sua trajetória política, fizeram da defesa dos direitos infanto-juvenis sua área de atuação prioritária, a Frente Parlamentar foi revitalizada, passando a ser integrada pelo número recorde de 133 deputados e 25 senadores, sob a coordenação da senadora Patrícia Saboya (PSB-CE), no Senado, e das deputadas Maria do Rosário (PT-RS) e Telma de Souza (PT-SP), na Câmara.
Durante esse período, por uma coincidência desafiadora, alguns dos aspectos mais polêmicos relacionados aos jovens saíram de um estado de latência para dominarem o debate nacional, e, em alguns casos, mundial. Temas como a violência, o turismo e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a utilização indiscriminada de mão-de-obra infantil em algumas atividades econômicas e a pedofilia, especialmente na internet, passaram a monopolizar atenções dos mais variados segmentos da sociedade, exigindo do Parlamento um posicionamento pronto, claro e firme. O sucesso obtido pela Frente do Congresso Nacional no enfrentamento desses problemas despertou, em alguns parlamentos estaduais e municipais, o interesse em adotar mecanismos semelhantes.
Comissão de Direitos Humanos e Minorias
Luciana Lima — assessoria de imprensa
I ENCONTRO NACIONAL DE PARLAMENTARES EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Promoção: Comissão de Direitos Humanos e Minorias
Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
Apoio: - Save the Children Suécia
UNICEF
CONANDA
Comitê Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Fundação Abrinq
PROGRAMAÇÃO
9 horas — Abertura
Deputado Aldo Rebelo — Presidente da Câmara dos Deputados
Deputada Iriny Lopes — Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias
Deputada Maria do Rosário — Coordenadora Frente Parlamentar Criança e Adolescente e Presidente da Subcomissão da Infância e Juventude da Comissão de Direitos Humanos e Minorias
Deputada Telma de Souza — Coordenadora da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente/Câmara dos Deputados
Senadora Patrícia Saboya — Coordenadora da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente/Senado Federal
Sr. Manuel Rojas Buvinich — Representante Adjunto do UNICEF no Brasil
Sra. Márcia Oliveira — Representante da Save the Children Suécia
Sr. José Fernando da Silva — Presidente do CONANDA
10 horas — Painel 1: O enfoque de direitos da criança e do adolescente: a convenção sobre os Direitos da Criança, o Estatuto da Criança e do Adolescente e os desafios do orçamento público.
Expositores:
Sr. Mário Volpi — Oficial de Projetos do UNICEF
Sra. Neide Castanha — Coordenadora do Comitê Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Representante da Fundação Abrinq
11h30 — Debate
12 horas — Intervalo para almoço
14 horas — Painel 2: A consolidação da Rede Nacional de Frentes Parlamentares em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente: relato de experiências e construção de estratégias.
Expositores: Parlamentares Federais e Estaduais
15 horas — Debate
16 horas — Adesão ao Pacto Legislativo em Defesa da Infância
16h20min — Encerramento