Deputadas assumem vice-presidências da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial

03/05/2023 19h55

A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial elegeu, nesta quarta-feira (03), as três vice-presidentes do colegiado. São elas: as deputadas Jack Rocha (PT-ES) para a primeira vice-presidência; Erika Hilton (Psol-SP) para a segunda vice-presidência e Daiana Santos (PCdoB-RS) para a terceira vice-presidência.

Jack Rocha é a primeira deputada federal negra da história do Espírito Santo, eleita com 51.317 votos para a 57.ª legislatura da Câmara dos Deputados. Ela tem origem nas comunidades eclesiais de base e na juventude sindical. Após ser empossada como primeira vice-presidente da CDHMIR, Jack Rocha destacou o trabalho realizado pelo colegiado sob a gestão da presidente Luizianne Lins (PT-CE).

Segundo Jack Rocha, trata-se de um crescimento importante quando deputados e deputadas querem realmente construir uma perspectiva de um projeto de Brasil a partir de visões diferentes:  “O papel da Comissão de Direitos Humanos é debater temas que são sensíveis ao país e dar visibilidade aos pleitos das minorias e a igualdade racial diante de tanta desigualdade no Brasil, bem como votar projetos para o desenvolvimento sustentável e igualitário, o fortalecimento de um estado laico para que possamos ter a perspectiva da diversidade e ao mesmo tempo um olhar sensível dos acordos nacionais e internacionais que regem as leis brasileiras e a nossa participação na América Latina e no mundo”, destacou.

Erika Hilton (Psol-SP), empossada segunda vice-presidente da CDHMIR é pedagoga e primeira deputada federal negra e trans eleita na história brasileira. Ela teve 256.903 votos, sendo a nona mais votada do estado de São Paulo.

Daiana Santos (PCdoB-RS), empossada para a terceira vice-presidência da CDHMIR é educadora social e sanitarista. Ela está em seu primeiro mandato como deputada federal negra e foi eleita com mais de 88 mil votos.

Essa é a primeira vez que a Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial é composta por quatro deputadas na presidência e nas três vice- presidências. O colegiado que tem uma série de atribuições conta com 18 membros titulares e o mesmo número de suplentes.