Contaminação de Servidores da FUNASA é Tema de Audiência Pública das Comissões de Direitos Humanos e Minorias e da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional
Brasília, 28 de novembro de 2008
A CDHM realizará audiência pública, em parceria com a Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, para debater a situação de servidores da FUNASA, lotados no Estado do Amazonas, contaminados pelos inseticidas DDT e Malathion. A audiência será no próximo dia 04 de dezembro, às 10 horas, no plenário 14, anexo II da Câmara dos Deputados.
O referido evento tem como objetivo encontrar soluções para grande parte dos servidores da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública-SUCAM, atualmente lotados na Fundação Nacional de Saúde-FUNASA, que realizaram o combate à dengue, malária, febre amarela e a outras doenças no Amazonas e foram contaminados, em serviço, pelos inseticidas DDT e MALATHION. Estes servidores lutam por condições de tratamento e apoio do Estado.
Há, ainda, informações de que essa situação se estende por toda a região amazônica. Segundo pesquisa da Associação de Ex-guarda da SUCAM, existem no Estado do Acre mais de 300 contaminados, sendo que 39 já morreram em consequência da contaminação, 12 ficaram mutilados e 11 estão com suspeita de câncer.
Estão sendo convidados, como expositores, para o referido evento, o Sr. Paulo de Tarso Vannuchi – Ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos; o Sr. Francisco Danilo Bastos forte – Presidente da Fundação Nacional de Saúde; o Sr. Aldo Moura da Silva – Representante dos ex-guardas da SUCAM do Acre e o Sr. Cedício de Vasconcelos Monteiro – Representante do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público-SINTSEP/PA).
Secretaria da Comissão de Direitos Humanos e Minorias
3216.6570