Consequência do estímulo ao consumismo na infância e adolescência será tema de Seminário na Câmara dos Deputados

08/08/2012 16h28

Consequência do estímulo ao consumismo na infância e adolescência

será tema de seminário na Câmara dos Deputados

 

Comissão de Direitos Humanos discutirá o assunto com

representantes do governo, de entidades e da iniciativa privada

 

O estímulo ao consumismo entre crianças e adolescentes e suas consequências serão tema de seminário da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM). Além desses parlamentares, o evento que ocorrerá na próxima quinta-feira (9/8/12) contará com a participação de representante do Senado e também do governo federal, da iniciativa privada, entidades de classe, acadêmicos e demais membros da sociedade civil organizada, entre outros.

 

“Como pessoas ainda em processo de formação, as crianças são muito vulneráveis. Elas – e, por extensão, suas famílias - estão expostas aos interesses que se expressam por meio do universo do marketing e da publicidade”, explicou a deputada Erika Kokay (PT-DF). Ela é uma das autoras do requerimento para realização do seminário que acontecerá ao longo do dia.

 

O presidente da CDHM, Domingos Dutra (PT-MA), lembrou que “nosso país já tem massa crítica, conhecimento acumulado, experiências de debate e mobilização capazes de gerar um diálogo de alto nível que venha a resultar numa proteção legislativa da criança frente a esses apelos, sem que isso represente ameaça à liberdade de expressão”.

 

Com o título “Por uma proteção legislativa da criança frente aos apelos mercadológicos”, o evento abordará um tema da agenda atual nos direitos humanos, a partir dos direitos da criança e do adolescente.

 

Três mesas de debate serão realizadas no plenário 9 do Anexo II da Câmara dos Deputados entre 9 e 18.00. Os tópicos serão “A proteção especial e integral da infância frente aos apelos de Consumo”; “Publicidade de Alimentos direcionada ao público infantil”; e “Publicidade infantil e liberdade de expressão”.

 

Estarão representados no evento: o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda); a Universidade Federal do Ceará; o Instituto Alana, ONG que apoia o seminário e que trabalha pelo desenvolvimento pleno de crianças em ambientes saudáveis; a Associação Brasileira de Anunciares (ABA); a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária; e a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi).

 

O QUE: seminário sobre infância e consumismo: “Por uma proteção legislativa da criança frente aos apelos mercadológicos”;

QUANDO: quinta-feira (9/8/12), de 9 às 18.00;

ONDE: plenário 9, Anexo II, Câmara dos Deputados;

CONTATO: Assessor de Comunicação da CDHM – Manuel Martínez (61 – 8212 8462).