Comissões Recebem Jobim para Esclarecer as Mortes dos Jovens Detidos por Militares no Rio

25/06/2008 11h50

O episódio da morte dos três jovens do Morro da Providência, no Rio de Janeiro, levou quatro comissões legislativas a aprovarem esta semana requerimentos de realização de audiência pública, com a presença do ministro da Defesa, Nelson Jobim, no dia 26 de junho (quinta-feira), pela manhã.

A audiência pública será realizada pelas Comissões de Direitos Humanos e Minorias, Relações Exteriores e Defesa Nacional e Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, da Câmara dos Deputados; com a participação da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal.

Entendimento entre presidentes dos referidos colegiados e dos proponentes dos requerimentos aprovados resultaram na proposta de uma audiência pública conjunta.

"Acreditamos que esse entendimento conduzirá para uma audiência que permita uma visão transversal do problema, contribuindo para qualificar o debate e buscar avanços para a democracia e o aperfeiçoamento institucional", afirmou o deputado Pompeo de Mattos, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias.