Comissão de Direitos Humanos e Minorias Faz Diligência em Goiânia Nesta Quinta-feira para Acompanhar Caso da Menina Torturada

02/04/2008 19h15

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados realizará diligência à cidade de Goiânia nesta quinta-feira, dia 3 de abril, para acompanhar as investigações sobre o caso da menina L., de 12 anos, vítima de torturas em que são acusadas a empresária Sílvia Calabresi Lima, 42, e a empregada doméstica Vanice Maria Novais, 23.

 

A diligência terá acesso a detalhes sobre as denúncias de maus-tratos, tortura e cárcere privado praticados contra a menor, inclusive com a oitiva da vítima e das acusadas. Ou seja, a diligência vai obter depoimentos das partes e vai ter acesso ao inquérito policial.

 

Três parlamentares fazem parte da diligência: Iris de Araújo (PMDB-GO), autora da iniciativa; Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias e Sueli Vidigal (PDT-ES) e ainda a presidente do CONANDA, Maria Luiza Moura Oliveira.

 

De acordo com o roteiro, a primeira audiência vai acontecer às 10h30, com a titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Adriana Accorsi, que presidiu o inquérito policial e com a psicóloga Eliane de Beppu de Oliveira, que acompanhou a menor L. quando da descoberta do cárcere privado e das torturas.

 

Às 11h30 a CDHM vai à Casa de Prisão Provisória (CPP), para a inquirição das duas acusadas. Às 14 horas está prevista audiência com o médico perito do Instituto Médico Legal da Secretaria de Segurança Pública, Décio Marinho, que realizou o exame de corpo de delito na menor L.

 

Às 15h30 a diligência vai ao Centro de Valorização da Mulher Consuelo Nasser (Cevam) para audiência com a vítima, a menor L. Às 16h30, ainda no Cevam, haverá entrevista coletiva à imprensa no mesmo local. Às 18 horas a diligência retorna à Brasília.

__________________________________

Assessoria da Comissão de Direitos Humanos e Minorias

 

 

ROTEIRO DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS

PARA A DILIGÊNCIA NA CIDADE DE GOIÂNIA

EM 03.04.2008

Integrantes da diligência

Dep. Iris de Araújo (PMDB-GO)

Dep. Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), vice-presidente

da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM)

Dep. Sueli Vidigal (PDT-ES)

Sra. Maria Luiza Moura Oliveira – Presidente do Conanda-Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente-CONANDA

Sra. Mariza Helena – Assessora Jurídica da CDHM.

_______________________________________________

7h30 – saída de Brasília

_______________________________________________

10h30 – Audiência com a delegada de polícia, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Adriana Accorsi, que presidiu o inquérito policial e com a psicóloga Eliane de Beppu de Oliveira, que acompanhou a menor L. quando da descoberta do cárcere privado e das torturas.

Local: Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente

_______________________________________________

11h30 - Visita à Casa de Prisão Provisória (CPP) para a inquirição das duas acusadas.

_______________________________________________

12h30 – Intervalo para almoço

_______________________________________________

14h - Audiência com o médico perito do Instituto Médico Legal da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás, Décio Marinho, que realizou o exame de corpo de delito na menor L.

Local: IML

_______________________________________________

15h30 - Visita ao Centro de Valorização da Mulher Consuelo Nasser (Cevam) para audiência com a vítima, menor L.

____________________________________________

16h30 – Coletiva com a imprensa

Local: Cevam

_______________________________________________

18h – Retorno para Brasília

______________________________________________

Contatos: jornalista Deusmar Barreto (61) 9626-7312