Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados cria canal no Youtube

 

14/08/2009
https://www2.camara.gov.br/comissoes/cdhm/comissao-de-direitos-humanos-da-camara-dos/

Brasília (DF) – A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados anunciou, nesta quarta-feira (12/8), a criação de um canal no Youtube, maior portal da Internet destinado à divulgação e armazenamento de vídeos digitais.

Segundo o deputado Luiz Couto (PT-PB), presidente da Comissão, a iniciativa tem o objetivo de organizar e disponibilizar aos usuários da Internet um acervo audiovisual sobre as atividades do colegiado e temas de direitos humanos em geral. “Através do Youtube, poderemos divulgar reportagens acerca dos nossos eventos e ações, campanhas realizadas ou  apoiadas pela Comissão, além de vídeos sobre direitos humanos em geral”, explica o parlamentar.

A utilização do Youtube, devido à sua popularidade e facilidade de manipulação, tem se tornado bastante comum entre empresas, personalidades e instituições de diversas áreas, inclusive meios de comunicação, a exemplo da TV Brasil, que possui canal no site desde setembro de 2008. “Até o Vaticano já usa o Youtube. Para que tenhamos êxito, contaremos com a colaboração da TV Câmara, de outras TVs legislativas, comunitárias e de outras emissoras públicas, comerciais ou estatais, além das entidades da sociedade civil, para compormos um rico acervo de conteúdos de direitos humanos”, afirma Couto.

Protagonismo também no Twitter – Para Couto, a experiência, inédita entre órgãos e instâncias da Câmara dos Deputados, assim como a adesão da Comissão ao Twitter, ocorrida em abril, se insere no contexto de convergência e digitalização dos meios de comunicação. “As tecnologias de informação e comunicação estão se desenvolvendo de forma bastante acelerada e a Comissão já acompanha esse processo através dos debates e ações que promove no seu cotidiano. Nada mais coerente do que também sermos protagonistas ativos e contribuirmos com a democratização da comunicação, no caso, com a socialização de informações e conhecimento no campo dos direitos humanos”, frisa o deputado.

O primeiro vídeo publicado no canal da Comissão é um filme de promoção da campanha “Alimentação: direito de todos”, realizada pelo Consea, pelo governo federal e organizações da sociedade civil, com o apoio da Comissão e de outros entes do poder público. A peça tem duração de trinta segundos e mostra atores e atrizes – Dira Paes, Maria Zilda, Camila Pitanga, Bete Mendes, entre outros integrantes da organização Humanos Direitos – abordando a interdependência entre os direitos humanos e a importância de se incluir o direito humano à alimentação no artigo 6º da Constituição Federal, que lista os chamados direitos sociais.

O canal da CDHM no Youtube, ainda em fase experimental, pode ser acessado através do seguinte endereço:
www.youtube.com/cdhcamara


Mais informações:
Rogério Tomaz Jr.
Assessor de Comunicação
Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados
Telefone: (61)3216.6570 / 8105.8747 – e-mail: cdh@camara.gov.br
Site: https://www.camara.gov.br/cdh
Twitter: cdhcamara
Youtube: www.youtube.com/cdhcamara