Comissão de Direitos Humanos da Câmara defende indicação de Ela Wiecko como Procuradora-Geral da República
Até hoje, nenhuma mulher ocupou o cargo mais importante do Ministério Público Federal
Brasília (DF) – A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, através de carta enviada ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (2/6), defendeu a indicação da procuradora Ela Wiecko Volkmer de Castilho para assumir o posto de Procuradora-Geral da República.
A carta, assinada pelo deputado federal Luiz Couto (PT-PB), presidente da Comissão, ressalta o simbolismo que representará a possível nomeação de Ela Wiecko.
“A nomeação de Ela Wiecko, integrante da Subprocuradoria-Geral da República desde 1992, além de premiar sua longa e brilhante trajetória na defesa e promoção dos direitos da cidadania, simbolizaria um avanço bastante significativo na democratização do Estado brasileiro, com a inédita investidura de uma mulher no principal cargo do Ministério Público Federal, função das mais relevantes da nossa República”, diz o documento.
A isso, a Comissão acrescenta como argumentos em favor de Ela Wiecko a sua atuação na defesa e promoção dos direitos humanos e a presença constante nas listas tríplices definidas pelo MPF em ocasiões anteriores.
“Sua atuação, pautada na defesa dos direitos humanos e na humanização do Direito Penal, a credencia ao posto de Procuradora-Geral, o que se verifica, também, pela sua comprovada legitimidade dentro da instituição, sendo esta a quarta vez que compõe a lista tríplice constituída por seus pares, tendo sido, inclusive, a mais votada em consultas realizadas entre os membros e servidores dos diversos ramos do Ministério Público da União, em 2007”, registra a carta.
O mandato do atual Procurador-Geral, Antonio Fernando de Souza, se encerra no dia 26 de junho. A nomeação do novo ocupante do cargo por parte do Presidente Lula deve ocorrer em uma ou duas semanas.
A íntegra da carta está disponível na página da Comissão na Internet: www.camara.gov.br/cdh
***
Mais informações:
Rogério Tomaz Jr.
Assessor de Comunicação
Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM)
Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados
Telefone: (61)3216.6570 / 8105.8747 – e-mail: cdh@camara.gov.br
Site: https://www.camara.gov.br/cdh