Comissão de Direitos Humanos da Câmara Debate Caso do Menino Sean
Brasília, 20 de abril de 2009.
Comissão de Direitos Humanos da Câmara debate caso do menino Sean
Secretário Especial dos Direitos Humanos, Advogado-Geral da União e advogado da família materna de Sean vão expor suas posições aos parlamentares
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realiza, nesta quarta-feira (22), audiência pública para discutir a situação vivida pelo menino Sean Richard Goldman.
Sean nasceu em Red Blank, estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos, em maio de 2000. É filho da brasileira Bruna Bianchi Goldman com o norte-americano David George Goldman.
Em junho de 2004, Bruna, junto com Sean, veio ao Brasil passar férias com seus familiares e resolveu se divorciar e permanecer morando no Rio de Janeiro. Poucos meses após o seu retorno ao Brasil, Bruna requereu à Justiça estadual a guarda do filho.
Por sua vez, David Goldman entrou com ação junto à Justiça Federal, solicitando a repatriação da criança. O pedido está baseado na Convenção de Haia, de 1980, que trata de questões relacionadas ao seqüestro internacional de crianças.
Posteriormente, Bruna Bianchi casou-se com o advogado João Paulo Lins e Silva. Após complicações no parto da filha do casal, Bruna faleceu, em agosto de 2008. Sean hoje vive com seu pai de criação e sua irmã, Chiara.
A audiência ocorrerá a partir das 14h, no plenário 9 do anexo II da Câmara.
Como expositores estão confirmados o procurador-geral da União, Fernando Luiz Albuquerque Faria; o representante do Ministério das Relações Exteriores, Leandro Antunes Mariosi; e o advogado da família da mãe do menino Sean Goldman, Sérgio Tostes. A Secretaria Especial dos Direitos Humanos foi convidada mas ainda não indicou seu representante.
"O objetivo da Comissão de Direitos Humanos e Minorias é reunir informações e outros tipos de subsídios para analisar o caso e contribuir da melhor forma possível para a sua resolução, na perspectiva de se garantir plenamente os direitos e o bem-estar da criança", afirmam os autores do requerimento para a audiência, deputada Rita Camata (PMDB-ES) e deputado Luiz Couto (PT-PB), presidente da CDHM.
Secretaria da CDHM
3216.6570 - 3216.6571.