Comissão alerta Secretaria de Direitos Humanos sobre índios ameaçados

Os nomes dos indígenas ameaçados de morte foram divulgados durante audiência pública da comissão A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados enviou um ofício para a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, pedindo providências para garantir a proteção à vida de indígenas ameaçados de morte no Mato Grosso do Sul. O mesmo documento também foi enviado ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
24/03/2014 17h11

O nome dos 16 indígenas foi divulgado durante a primeira audiência pública da CDHM, que ouviu representantes da sociedade civil organizada para compor a pauta do colegiado para este ano. As lideranças indígenas são ameaçadas por conta de conflitos fundiários e enfrentamento ao agronegócio naquele estado.

O ofício enviado à ministra é assinado pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Assis do Couto. Conforme o deputado, este ofício foi uma das primeiras de muitas ações da comissão, realizadas após a audiência pública. “Ficamos muito felizes com o resultado da audiência pública. Nós ouvimos os representantes da sociedade, e nosso compromisso é grande para atender tudo o que foi dito na reunião. Encaminhamos alguns ofícios mais urgentes, como esta questão dos indígenas ameaçados de morte. Mas todos aqueles que colaboraram para pautar os trabalhos dessa comissão, serão atendidos”, observou o deputado Assis.