Combate ao turismo sexual é tema de seminário nas Comissões de Direitos Humanos e Minorias e de Turismo e Desporto

23/05/2011 18h35

A contribuição da sociedade civil no combate à exploração sexual infantil e ao turismo sexual no país é o tema do segundo painel do Seminário que as Comissões de Turismo e Desporto e a de Direitos Humanos e Minorias vão realizar no dia 25 de maio próximo, no Auditório Nereu Ramos, a partir das 9 horas. Neste painel, já estão confirmadas as presenças de Gabriela Leite, presidente do Sindicato das Prostitutas do Rio de Janeiro, Ana Paula Felizardo, da ONG Resposta – Responsabilidade Posta em Prática, Rosana França, da ONG Coletivo Mulher Vida, o professor Néio Lúcio, do Centro de Excelência do Turismo - CET, da Unb e Alexandre Sampaio, da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA.

O segundo painel, que vai se dedicar ao debate das políticas estaduais para combater a exploração infantil e o turismo sexual, contará com a presença de secretários de turismo e de segurança pública de quatro estados: Pará, Rio Grande do Norte, Fortaleza e Pernambuco. A deputada Erika Kokay (PT-DF), coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, também participa dos debates.

O Seminário “Políticas Públicas de Combate à Exploração Sexual Infantil e ao Turismo Sexual”, será aberto pelo presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), presidentes da CTD, deputado Jonas Donizette (PSB-SP) e da CDHM,  Manuela Dávila (PCdoB- RS). Outras autoridades já confirmaram presença na abertura, entre elas, a Secretária Nacional de Políticas do Turismo, do Mtur, Ana Isabel Mesquita de Oliveira; a Secretária Geral do Comitê Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de crianças e Adolescentes, Karina Figueiredo e o presidente da Embratur, Mário Moysés.