CDHM Reúne-se em Florianópolis
Para avaliar e investigar denúncias de violação de Direitos Humanos em ações da Polícia Militar em acontecimentos recentemente em Santa Catarina, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara (CDH) realizará reuniões, nesta segunda-feira (27), em Florianópolis. Os trabalhos serão pelos deputados Luci Choinacki (PT-SC) e Geraldo Thadeu (PPS-MG), ambos integrantes da comissão.
As audiências têm por objetivo investigar os acontecimentos referentes à prisão de agricultores do MAB (Movimento de Atingidos por Barragens) na cidade de Campos Novos, onde a Polícia Militar, durante o cumprimento de mandatos de prisão expedidos pela Justiça local usou de meios truculentos e desnecessários como arrombamento de residências. A CDH também quer investigar informações obtidas sobre os atos da PM nas manifestações contra o aumento do valor das passagens de ônibus urbanos, em Florianópolis, "onde a ação da polícia foi exarcebada, prendendo e submetendo estudantes a humilhações e violências físicas e psicológicas", segundo a deputada Luci.
A CDH se reunirá com representantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SC e da Associação de Praças do Estado de Santa Catarina. Serão ouvidos também o Secretário de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Ronaldo Benedetti; o comandante da PM, Coronel Bruno Knihs, a coordenação do Movimento pela Redução de Tarifas na cidade de Florianópolis e membros do MAB.
A Presidente da CDH, deputada Iriny Lopes (PT-ES), também convidou para participar das reuniões representantes do Ministério Público e da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa.
(fonte: informes do PT)