CDHM Transfere Documentos sobre Guerrilha do Araguaia para a Comissão de Anistia

17/04/2008 13h55

A Comissão de Anistia recebeu mais um auxilio para a análise dos requerimentos de anistia da guerrilha do Araguaia. No início de abril, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados fez a doação de todos os documentos referentes a Guerrilha do Araguaia que continha em seus arquivos.

Os analistas poderão contar também com documentos sobre as diversas operações realizadas pelas forças de repressão do Estado, como a Operação Mesopotâmia, Cigana, Peixe e Sucuri, entre estes se encontram relatórios de informações, boletins internos e documentos apreendidos do PC do B.

Entre os documentos doados há um caderno com a titulação Guerrilha do Araguaia desperta um maior interesse, pois contém em seu interior além de dados e textos várias fotos da guerrilha. Dentre os documentos enviados, estão termos de declarações de José Genoíno, além de vários outros termos de declarações de pessoas supostamente envolvidas no combate.

A maior parte da documentação é originária de doação da escritora e jornalista Thaís Faria, e foi utilizada com fonte primária na sua obra conjunta com Elmano Silva, a respeito da Guerrilha do Araguaia. Agora passará a ficar disponível a todos os analistas interessados, para a instrução dos processos que serão julgados nos dias 25 e 26 de abril, na Caravana da Anistia, ação integrante do Projeto Educativo, desenvolvido pela Comissão de Anistia. E após este trabalho receberá o tratamento adequado no Setor de Arquivo e Memória, a fim de garantir a conservação e preservação do material.

Esta documentação é a primeira recebida pela Comissão de Anistia e já está sendo incorporada ao acervo institucional, colocando em prática a Campanha de Doação de Documentos, ação que integra um outro projeto da CA, o Projeto Memorial da Anistia Política do Brasil. O objetivo dessa ação é de receber e tratar arquivisticamente a documentação referente à anistia brasileira e/ou ao período da repressão, e posteriormente colocar a disposição do público em geral.

No dia 17 de abril, as 9h, na Câmara de Deputados, será assinado oficialmente o Termo de Doação, pelos presidentes, deputado Pompeu de Mattos, da CDHM, e Paulo Abrão, da Comissão de Anistia. O ato acontecerá durante Audiência Pública sobre a Operação Condor, com presença de parlamentares e membros do governo brasileiro e argentino.

Guerrilha do Araguaia

A Guerrilha do Araguaia foi um conjunto de operações guerrilheiras ocorridas no período da década de 70, sendo este organizado pelo PC do B. O movimento político de implantação da guerrilha rural na Região do Rio Araguaia, foi próxima à fronteira entre o Estado do Pará e Tocantins, área atualmente conhecida como Bico do Papagaio. Os combates ocorreram dentro da Floresta Amazônica, iniciando-se em 1966 o conflito armado e em 1974 é declarado o seu fim.

Em data a ser definida no mês de maio próximo, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias realizará audiência pública sobre a Guerrilha do Araguaia