CDHM realiza mais uma etapa do Fórum "Direitos Humanos pela Democracia"
Fórum Social e Parlamentar "Direitos Humanos pela Democracia", na Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Cerca de 200 pessoas lotaram o teatro da AL-MG para reafirmar a resistência a quaisquer tentativas de retrocessos democráticos, criticando o desmonte de políticas públicas do governo interino, que ferem direitos até então consolidados no arcabouço social do país.
Como o evento ocorreu em Minas Gerais, ativistas mineiros chamaram a atenção para questões locais, denunciando a truculência da Polícia Militar nos últimos meses, como no episódio da desocupação da Funarte. Ressaltaram também a necessidade de romper preconceitos e fortalecer a luta de segmentos historicamente importantes na luta pelos direitos humanos.
Para o presidente da CDHM, deputado Padre João (PT-MG), o evento significou um marco importante na luta pela democracia. "Em uma conjuntura onde os direitos das pessoas estão sendo arrancados, o Fórum traz uma contribuição relevante para o fortalecimento dos grupos que estão na luta diária pelos direitos humanos e pelo respeito à legalidade e à democracia", disse. O evento contou com a presença do deputado federal Adelmo Leão (PT-MG), e teve o apoio da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Participação e Cidadania.