CDHM promove debate sobre direito à educação do campo

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) promove na próxima quinta-feira (15.09), no auditório 1 do Anexo II da Câmara, às 9 horas, audiência pública sobre o direito à educação do campo.
09/09/2016 09h15

A iniciativa visa apresentar a importância da educação nas escolas em assentamentos e acampamentos e como estes temas devem ser debatidos e incentivados para a efetivação dos direitos humanos, não apenas para dar acesso à educação a crianças e jovens camponeses, mas também para promover a diversidade, o pluralismo e a transformação social. Além disso, vale ressaltar o caráter de protagonismo que os próprios trabalhadores do campo e suas organizações têm nas políticas de educação do campo, incidindo sobre a política de educação a partir dos interesses sociais das comunidades camponesas e conferindo-lhe traços, costumes e modos de vida presentes no âmbito destas coletividades.

O evento contará com os seguintes expositores: Roberto Leher, reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Roberto Franklin de Leão, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação;  Idalino Firmino dos Santos, representante da Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas – AMEFA, José Wilson Gonçalves, Secretário de Políticas Sociais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG, Joel Duarte Benísio, representante da Rede CEFFAs - Centros Familiares de Formação por Alternância, Erivan Hilário, Representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra e Daniel Cara, coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

 

Pluralidade de ideias e concepções pedagógicas

 

Como as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos enfatizam a importância da transversalidade, vivência e globalidade, é fundamental darmos ênfase ao pluralismo de ideias e concepções pedagógicas.

“O ensino que valorize modos não hegemônicos de relação com a produção da vida e de sociabilidade devem não só ser respeitados como também fomentados”, ressalta o deputado Padre João (PT-MG), presidente da CDHM e autor do requerimento da audiência.

 

Educação É Direito e Não Mercadoria

 

Durante a audiência, será lançada a campanha “Educação É Direito e Não Mercadoria”. Promovida pelo Fórum Nacional de Educação do Campo, que pretende conscientizar a população sobre a conjuntura de ameaça de fim de políticas públicas importantes no campo da Educação, com o objetivo de combater o desmonte de direitos consolidados na área.