CDHM na Comitiva de Visita aos Militares Presos por Orientação Sexual
No dia 13/06, ás 16h, a Comissão esteve, juntamente com a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Distrital do DF e representantes do Ministério Público e da sociedade civil no Quartel da Policia do Exército, em Brasília, para visitar o Sargento Laci Marinho de Araújo.
Na ocasião, tivemos a informação de que o seu companheiro, sargento Fernando Alcântara de Figueiredo, fora proibido de visitá-lo. Além disto, foi ordenado a sua prisão e atualmente encontra-se detido no quartel vizinho, o Batalhão da Guarda Presidencial.
A Comitiva tentou ter acesso ao alojamento prisional do Sargento Laci e não obteve êxito junto aos oficiais. Buscou-se, exaustivamente, a negociação, mas o oficial foi irredutível, não cedendo aos apelos do grupo, alegando que só poderia permitir o acesso sem a autorização judicial da Auditoria Militar. Esteve presente o advogado constituído.
Segundo este, as condições de saúde do Sargento Fernando eram tranqüilas, mas temia-se pelo estado de saúde do Sargento Laci. Ficou decidido que se faria um contato posterior com a Juíza, no sentido de se obter permissão para que se proceda a devida visita ao dois militares presos.