CDHM debaterá pesquisas científicas sobre pessoas em situação de rua

07/12/2022 20h59
Levantamento feito por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta que a população em situação de rua no Brasil cresceu em 2022. Em todo o país, estima-se que mais de 180 mil pessoas vivam nessa situação

Fernando Frazão - Agência Brasil

CDHM debaterá pesquisas científicas sobre pessoas em situação de rua

Na próxima quinta-feira (8), a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) realizará audiência pública com o objetivo de debater dados obtidos por meio de pesquisas científicas sobre pessoas e famílias em situação de rua no Brasil e no Distrito Federal.

Levantamento feito por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta que a população em situação de rua no Brasil cresceu em 2022. De acordo com os dados do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (POLOS-UFMG), apenas na cidade de São Paulo, são 42.240 pessoas vivendo nas ruas. Em todo o país, mais de 180 mil pessoas moram na rua. Segundo pesquisa realizada pela Companhia de Planejamento (Codeplan), divulgada em junho de 2022, 2.938 pessoas vivem nas ruas do Distrito Federal.

“Uma das lutas mais antigas da população em situação de rua no Brasil diz respeito à sua inclusão nos censos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tornando as pessoas em situação de rua identificáveis e parte do sistema de dados que subsidiam a estruturação das políticas públicas no Brasil”, apontou a deputada Erika Kokay (PT/DF), autora do requerimento que resultou na audiência. “Nos 12 censos já realizados no país, a população em situação de rua sempre foi desconsiderada e teve a sua existência silenciada e ignorada”, acrescentou.

“Tais pesquisas apresentam contribuições importantes para se pensar a Política Nacional de População em Situação de Rua no Brasil, possibilitando, assim, a adequação dos atuais programas, projetos, serviços e benefícios ofertados pelas diversas políticas sociais da administração pública nas instâncias federais, estaduais/distrital e municipais”, reforçou Kokay.

Serviço
Audiência Pública
Tema: Pesquisas científicas sobre pessoas em situação de rua no Brasil
Quinta-feira, 8 de dezembro, às 10h.
Transmissão em www.camara.leg.br/cdhm