CDHM debaterá história e memória das pessoas atingidas pela hanseníase

Os chamados “patrimônio da dor” e “patrimônio sensível” reconhecem as histórias de populações e grupos sociais que tiveram suas narrativas invisibilizadas e sufocadas
22/09/2021 18h46

Na próxima sexta-feira (24), a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) realiza audiência pública com o objetivo de debater possíveis processos de tombamento dos espaços e edificações relacionados à história e à memória das pessoas atingidas pela hanseníase. 

O requerimento para audiência é de autoria das deputadas Vivi Reis (PSOL/PA), 3ª vice-presidente da CDHM, e Tereza Nelma (PSDB/AL). As parlamentares argumentaram que os espaços relacionados a histórias e memórias das pessoas atingidas pela hanseníase não faziam parte da preservação oficial, sempre relacionada à comemoração da memória nacional e às narrativas oficiais do passado.

Elas destacaram que não havia lugar para o que se relacionasse à tragédia, à opressão, à dor presentes na história. E com a ampliação do conceito de patrimônio cultural e as lutas de movimentos sociais, amplia-se no mundo a proteção a espaços ligados a esses aspectos da história.

Os chamados “patrimônio da dor” e “patrimônio sensível” reconhecem histórias de populações e grupos sociais que tiveram suas narrativas invisibilizadas e sufocadas. São exemplos dessa reflexão Hiroshima, Auschwitz, Robben Island (prisão de Nelson Mandela) e Cais do Valongo 2017 (maior porto de pessoas escravizadas da América Latina).

As deputadas apontaram que no caso dos espaços relacionados à hanseníase, além de seus aspectos históricos, seus valores simbólicos sintetizam a tragédia de políticas públicas de saúde equivocadas, que foram ao encontro de uma perspectiva higienista e de “limpeza” de uma sociedade excludente.

O tombamento federal e, posteriormente, o reconhecimento internacional pela Unesco, fazem parte de um caminho fundamental para a preservação da história desses brasileiros.

Lista de convidados 

 

Serviço

Audiência Pública 

Tema: História e memória das pessoas atingidas pela Hanseníase

Sexta-feira, 24 de setembro, às 10h.

Transmissão em www.camara.leg.br/cdhm