CDHM Debaterá a Temática Ética e Globalização com o Teólogo Sr. Hans Kung
A CDHM debaterá a temática ética e globalização com o teólogo Sr. Hans Kung, no próximo dia 25 de outubro, às 09h30, no plenário 09, anexo II da Câmara dos Deputados, em parceria com o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.
O teólogo suíço Hans Küng nasceu em 1928. Destaca-se internacionalmente desde sua participação no Concílio Vaticano II. A gama de temas abordados por ele vão desde questões específicas de teologia até discussões autorizadas em política internacional, economia, filosofia e ciências naturais. Em 1960, tornou-se professor titular na Universidade de Tübingen. Até 1980, esteve ligado à Faculdade de Teologia Católica, mas dificuldades com o Vaticano resultaram em uma proibição de docência, que no entanto foi contornada pela Universidade alemã com a criação do Instituto de Pesquisa Ecumênica. Hans Küng coordenou academicamente o Instituto, até seu afastamento emérito da Instituição, em 1990.
Nesse mesmo ano, lançou o Projeto de Ética Mundial, de ampla repercussão junto à opinião pública. Em 1995, criou-se a Fundação de Ética Mundial, com estímulo e suporte financeiro do Conde Karl Konrad von der Groeben. Esse apoio viabilizou atividades de repercussão internacional em pesquisa e difusão da idéia de uma ética mundial para a sociedade globalizada, fundamentada no cerne ético de cada uma das grandes religiões mundiais e no diálogo e encontro entre as religiões. Após os atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos e das guerras que os sucederam, evidenciou-se ainda mais a urgência do tema. Hans Küng integrou conselho de notáveis sobre o assunto designado pela Organização das Nações Unidas (ONU), mantendo intenso diálogo e cooperação com o então secretário-geral Kofi Annan.
A obra de Küng compreende mais de 15 mil páginas. Além de centenas de artigos e capítulos em coletâneas, sua produção bibliográfica compreende 62 livros, a maioria deles com traduções para outras línguas, em milhões de exemplares difundidos em todo o mundo.
No Brasil, várias de suas obras estão traduzidas, entre as quais, de publicação mais recente: Uma ética global para a política e a economia mundiais (Vozes, 1999), Religiões do mundo (Verus, 2004), Por que um ethos mundial? (Loyola, 2005), Freud e a questão da religião (Verus, 2006), O princípio de todas as coisas: ciências naturais e religião (Vozes, 2007).
17/10/2007
Secretaria da CDHM