CDHM Debate o Tema "Mídia e Diversidade Religiosa"

16/11/2007 12h05

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias realizará audiência pública no próximo dia 21 de novembro, às 14 horas, no plenário 11, anexo II desta Câmara dos Deputados, sobre o tema: Mídia e diversidade religiosa, em atendimento ao requerimento n.º 83/2007, de autoria do Deputado Luiz Couto (PT/PB), aprovado no âmbito desta CDHM.
A nossa iniciativa em epígrafe foi motivada pela recente pesquisa da Datafolha que revelou um expressivo índice na manifestação do preconceito, discriminação e xenofobia contra as religiões de matrizes africanas que, na tradição ocidental, foram concebidas como expressões do mal e do delito.
Não obstante e como momento de reflexão, entendemos que qualquer tentativa de se impor uma visão particularista de mundo, religiosidade ou de existência, como paradigma de universidade civilizatória, pode converter-se numa ameaça à liberdade, à diversidade humana e principalmente aos ideais da democracia e do Estado moderno.
Dito isto, e diante da nossa preocupação com a crescente e visível onda de preconceito, por uma significativa parcela da sociedade brasileira, contra as religiosidades afro-brasileira, torna-se oportuno a realização da referida audiência pública, por entendermos que esta Comissão de Direitos Humanos e Minorias pode transformar-se num dos principais espaços institucionais de incentivo aos diálogos inter-religiosos e ecumênicos entre as diversas experiências religiosas do povo brasileiro.
Estão confirmados, como expositores, o Sr. Paulo Ayres Mattos – Bispo Emérito da Igreja Metodista do Brasil e Representante da Coordenadoria Ecumênica de Serviço - CESE; o Sr. Elianildo Nascimento – Representante da Iniciativa das Religiões Unidas – URI (organização presente em cerca de 50 países que promove o diálogo e a cooperação inter-religiosa com base nos direitos humanos universais e com a participação de mais de 80 tradições espirituais); a Dra. Ela Wiecko V. Castilho – Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão (a confirmar); o Sr. Perly Cipriano – Representante da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (a confirmar) e o Sr. Silvio Luiz Ramos Garcez – Presidente do Conselho Nacional da Umbanda do Brasil-CONUB.



Brasília, 16 de novembro de 2007
Assessoria da CDHM