CDHM Debate o Documentário Hakani

21/11/2008 12h15

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, realizará um debate sobre o tema do documentário “HAKANI”, que retrata a realidade das crianças indígenas brasileiras que foram salvas do infanticídio. O evento acontecerá no próximo dia 27 de novembro, às 10 horas, no auditório Freitas Nobre, anexo IV da Câmara dos Deputados, em atendimento a requerimento de autoria do Deputado Henrique Afonso, aprovado no âmbito desta Comissão.

Esta CDHM debateu em audiência pública o tema infanticídio em áreas indígenas. A iniciativa trouxe grandes conquistas e contou com alguns avanços em favor das crianças indígenas, e o principal deles foi o reconhecimento e confissão pública dos órgãos governamentais de que o infanticídio de fato existe e da necessidade do assunto ser enfrentado de forma corajosa e madura.

Dada a repercussão das discussões iniciadas e provocadas por esta Comissão, o tema avançou fronteiras, e no início do ano de 2008, o diretor e produtor de cinema norte americano David L. Cunninghan (Hollywood) esteve no Brasil e produziu o referido documentário, um dos mais impactantes documentários cinematográfico já produzido sobre o tema.

A exibição do documentário tem como objetivo suscitar a reflexão sobre a atuação das pessoas que estão trabalhando para salvar crianças do sacrifício em áreas indígenas no Brasil.

Estarão presentes ao referido evento: a menina Hakani Suruwahá, cuja vida é relatada no filme; a atriz principal Iganani Suruwahá; o ator principal Josué Ticuna; diversos atores mirins que participaram do filme, todos eles indígenas; a índia Kamirú Kamaiurá que, além de ser atriz no filme, na segunda parte do documentário, dá o depoimento de como salvou o menino Amalé Kamaiurá do infanticídio; o ator adulto Eli Ticuna, professor e membro da instituição ATINI - Voz Pela Vida e, ainda, representantes de diversas etnias indígenas, dentre outros.

Secretaria da CDHM.