CDHM Debate, em Parceria com as Comissões de Meio Ambiente ... e da Amazônia... o tema "Água: uma Abordagem Ambiental e de Direitos Humanos
CDHM debate, em parceria com as Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional o tema: água: uma abordagem ambiental e de direitos humano
As Comissões de Direitos Humanos e Minorias, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, debaterão, em audiência pública, no próximo dia 21 de março, às 14 horas, no plenário 09, anexo II desta Câmara dos Deputados o tema: água: uma abordagem ambiental e de direitos humano
No próximo dia 22 de março estaremos comemorando o dia mundial da água e, neste contexto, vale uma reflexão sobre este bem ambiental fundamental para a vida.
O mês alusivo ao Dia Mundial da Água serve de referência para estimular o debate e a avaliação das políticas de uso, controle e gerenciamento dos nossos recursos hídricos, cuja escassez, em diversos lugares do planeta, levam ao sofrimento milhares de pessoas.
O Planeta Terra possui aproximadamente 1,36 bilhão de metros cúbicos de volume de água, dos quais 97,2% são salgadas e 2,8% são doces, sendo deste total de água doce, 2,15% em geleiras e 0,65% disponíveis como água subterrâneas. Deste total subdividimos em 0,31% de águas subterrâneas profundas, ou seja, fora do alcance na crosta terrestre e de 0,34% de águas subterrâneas acessíveis e superficiais.
Apesar da média planetária de disponibilidade hídrica ser de 7,4 mil m³ habitante/ano a distribuição desigual da água doce no globo nos leva a uma realidade preocupante. Hoje no planeta uma população de aproximadamente 230 milhões de habitantes estão na faixa de disponibilidade hídrica de 1 mil m³ por habitante, ou seja, na faixa da escassez deste elemento.
Dados da ONU nos dão conta que caso os atuais padrões insustentáveis de consumo e distribuição de água não mudarem, estima-se que cerca de 3 bilhões de pessoas em 52 países serão vítimas da escassez da água em 2025.
Participarão da referida audiência, como expositores, os Srs. José Machado - Presidente da ANA - Agência Nacional de Águas; o Sr. José Alberto Ribeiro Carvalho - Representante da ASSEMAE - Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento e o Sr. Roberto Malvezzi – Coordenação da CPT – Comissão Pastoral da Terra.