CDHM conclui diligência para apurar violações ao direito humano à água

A CDHM concluiu no início da noite de sexta (25.11), diligência na cidade de Montes Claros, no norte de Minas Gerais, sobre violações ao direito humano do acesso à água.
28/11/2016 08h00

Walyson Pereira / Ass. Dep. Padre João

CDHM conclui diligência para apurar violações ao direito humano à água

Participaram da audiência representantes de comunidades ribeirinhas, povos quilombolas, pequenos agricultores, acadêmicos e membros de entidades do movimento social, como o MAB, a CPT, a Cáritas e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, que nos trouxeram denúncias da atuação de conglomerados econômicos no sentido de bloquear o acesso à água destes grupos, seja por meio da monocultura do eucalipto, muito forte na região, ou por desvios de água dos poços artesianos, com a conivência de órgãos públicos.

 

As autarquias e demais estatais responsáveis por regulamentar a questão foram convidadas para o debate e, dentre as que compareceram, se comprometeram a levar as denúncias aos respectivos órgãos.

 

Agora, a CDHM produzirá um relatório com base nas denúncias recebidas e sugestões colhidas, incluindo propostas de encaminhamentos e informações.