Câmara concede, quinta-feira, reconhecimento inédito a deputados cassados pela ditadura há quase 50 anos
Câmara concede, quinta-feira, reconhecimento inédito a deputados cassados pela ditadura há quase 50 anos
Homenagem em 6/12/12 que terá devolução simbólica de mandatos será encabeçada
pelo presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS)
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), estará à frente, quinta-feira (6/12/12), da sessão solene em que simbolicamente serão devolvidos os mandatos aos deputados cassados pela ditadura militar (1964-1985).
Após 50 anos do início dos anos de chumbo, pela primeira vez, 173 ex congressistas federais receberão essa homenagem do Legislativo federal.
O evento também terá a inauguração do painel “A Verdade Ainda que Tardia”, de autoria do artistas plástico Elifas Andreato, que retrata abusos contra os direitos humanos cometidos durante esse período de exceção.
Além de Andreato, estarão presentes 26 dos 28 deputados cassados e que ainda estão vivos, e familiares dos demais, já falecidos.
O evento, que começará às 15.00, terá tapete vermelho estendido na entrada principal da Câmara, que contará com guardas de honra. A iniciativa –uma ação conjunta da Comissão de Direitos Humanos e Minorias e da Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça, ambas da Câmara– acontecerá no plenário Ulysses Guimarães.
O QUE: Devolução simbólica dos mandatos aos deputados federais cassados durante os anos da Ditadura Militar;
QUANDO: 15.00 de quinta-feira (6/12/12);
ONDE: plenário Ulysses Guimarães, Câmara dos Deputados;
CONTATO: Assessor de Comunicação da CDHM – Manuel Martínez (61 – 8212 8462)