Audiência pública conjunta CDHM e CLP receberá Alexandre Saraiva

O delegado da Polícia Federal do Amazonas apresentou ao STF notícia-crime contra Ricardo Salles, Ministro do Meio Ambiente. A audiência pública, em formato virtual, será transmitida ao vivo pelos canais oficiais da TV Câmara e pelo YouTube da Câmara dos Deputados
23/04/2021 22h10

Na próxima segunda-feira, a partir das 16h, as comissões de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) e de Legislação Participativa (CLP) recebem Alexandre Saraiva, delegado da Polícia Federal do Amazonas, para prestar esclarecimentos sobre a notícia-crime apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

 O convite para o delegado prestar informações foi objeto de requerimento nas duas comissões. Na Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), o requerimento foi proposto pelos deputados Helder Salomão (PT-ES) e Paulo Teixeira (PT-SP) e subscrito pela deputada Vivi Reis (PSOL-PA). Na Comissão de Legislação Participativa (CLP), foi apresentado pelos parlamentares Joseildo Ramos (PT-BA) e Paulo Teixeira (PT-SP), com o apoio de João Daniel (PT-SE).

 

Histórico

 No dia 14 de abril, o delegado Alexandre Saraiva enviou ao STF um pedido de investigações contra Ricardo Salles, Ministro do Meio Ambiente. No dia seguinte (15), a direção da Polícia Federal decidiu substituí-lo como Superintendente Regional do Amazonas. Sua demissão foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 20.

 Segundo noticiado amplamente pela imprensa, o pedido de investigações foca na atuação do Ministro Salles quanto à operação que resultou numa apreensão histórica de madeira ilegal de aproximadamente 200.000 m3 (duzentos mil metros cúbicos). A notícia-crime apontaria três delitos: dificultar a ação fiscalizadora do poder público no meio ambiente, exercer advocacia administrativa e integrar organização criminosa.

 

Serviço

Audiência conjunta CDHM e CLP: Delegado Saraiva e a notícia crime contra o Ministro Ricardo Salles

Data: 26 de abril (segunda-feira)

Horário: 16h

Transmissão em www.camara.leg.br/cdhm

Participe pelo edemocracia.camara.leg.br

 

Fábia Pessoa/CDHM